Outubro mal começou e a 99 já trouxe uma novidade para os brasileiros. A empresa de transporte por aplicativo vai aceitar pedidos de corridas por meio do WhatsApp. As empresas uniram esforço buscando ampliar receitas diante da demanda por serviços digitais no Brasil devido a pandemia de covid-19.
Tendo como principal público das classes C e D, o canal abre possibilidade de pedidos de clientes ocasionais, que não querem baixar um aplicativo. Inicialmente, o serviço vai operar em quatro cidades do interior de São Paulo, são elas: São Carlos, Araraquara, Bauru e Presidente Prudente). De acordo com a diretora de Operações da 99, Livia Pozzi, a novidade será estendida gradualmente nas próximas semanas. A expectativa é que o serviço seja disponível em todo o país até o final do ano.
No primeiro momento, as corridas pedidas pelo WhatsApp podem ser pagas apenas em dinheiro, meio já usado em cerca de 70% em pedidos feitos na 99. Segundo Livia, o valor será o mesmo dos cobrados nas corridas pedidas pelo aplicativo da empresa e os motoristas da 99 terão a possibilidade de recusar pedidos para pagamento em dinheiro.
Futuramente, o mensageiro poderá usar seu braço WhatsApp Pay para permitir pagamentos com cartões. O Banco Central autoriza instituições financeiras atualmente a fazerem pagamentos com uso do WhatsApp apenas em fase de testes.
Segurança – Para garantir a segurança, as empresas criaram um ambiente intermediário quando o usuário deve confirmar dados cadastrais no primeiro pedido.
Ao solicitar uma corrida, o usuário deve informar locais de destino e de embarque no chat, com mapa integrado. Em seguida, por WhatsApp são enviados previsão de valor da corrida, tempo de espera, nome do motorista e dados do veículo. No fim da corrida, o cliente recebe via mensagem o valor a ser pago.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.
PODCAST STARTUP LIFE
Desvendando o Open Source [com Gabriel Engel (Rocket.chat), Fábio Sobral (TotalCross), Leandro Neves (Ilhasoft), Felipe Cecagno (Mconf)]