Zoom cresce 169% em meio à pandemia

Apesar de polêmicas com segurança digital, a Zoom teve larga expansão

Zoom cresce 169% em meio à pandemia Zoom cresce 169% em meio à pandemia

A empresa de softwares de videoconferências Zoom divulgou que teve um crescimento de 169% de receita no primeiro trimestre de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado. Analistas estimavam uma receita de US$ 202,7 milhões, mas o resultado da companhia superou as expectativas, atingindo US$ 328,2 milhões de dólares.

A Zoom foi criada no Vale do Silício, nos Estados Unidos, em 2011. O aplicativo suporta mais de 100 usuários em uma chamada de vídeo simples, um diferencial entre os concorrentes, como Google Meet, Teams e Skype. Durante o surgimento da pandemia de coronavírus, no início deste ano, o aumento exponencial de usuários de programas de videochamada trouxe à tona também questionamentos sobre a segurança, a privacidade e a proteção de dados do Zoom. Em janeiro, a empresa de segurança Check Point Research identificou uma falha na plataforma que tornava possível que hackers participassem das videoconferências e até espalharem vírus entre os computadores dos usuários. Empresas como a SpaceX, o Google e até a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – proibiram o uso da ferramenta durante o trabalho.

Mesmo assim, a Zoom afirmou que possui 265 mil empresas com mais de 10 funcionários em seu rol de consumidores. O crescimento é de 354% em comparação ao mesmo período do ano passado. A companhia não informou o total de contas ativas na plataforma. A empresa também disse que reforçou a segurança após os alertas.

O fundador e CEO da Zoom, Eric Yuan, afirmou em um comunicado que a própria companhia ficou impressionada com a adoção acelerada da plataforma Zoom em todo o mundo no primeiro trimestre. “A crise da covid-19 gerou uma maior demanda por interações face a face e colaboração utilizando o Zoom. Os casos de uso cresceram rapidamente à medida que as pessoas integraram o Zoom em seus trabalhos, estudos e vida pessoal”.

Fonte: StartSe. Foto: Divulgação.