Depois de um ano fazendo testes, o WhatsApp vai lançar um serviço de pagamentos. O primeiro país a receber a novidade será a Índia.
O consumo de dados entre os usuários indianos está aumentando devido ao baixo custo da internet no país. Entretanto, o lançamento completo do serviço de pagamentos da empresa foi atrasado em meio a mensagens falsas na plataforma, que levaram a linchamentos e uma maior fiscalização do aplicativo pelo governo indiano.
O aplicativo também está buscando cumprir todas as regulamentações indianas, entre elas as normas armazenamento de dados que exigem que todos os dados relacionados a pagamentos sejam armazenados localmente.
O recurso de pagamentos do WhatsApp vai entrar em uma disputa acirrada no lotado mercados Índia, que inclui Google Pay, Paytm e PhonePe, do Walmart. Estes players são utilizados especialmente nas cidades, para pagar tudo, desde compras até corridas de Uber.
O WhatsApp vai usar o padrão da interface de pagamentos unificados (UPI) da Índia. O padrão processou mais de 750 milhões de transações no mês passado, um aumento de cerca de 246 milhões em relação a 2018.
Fonte: Exame. Foto: Divulgação.





