O WhatsApp recebeu aval para lançar um serviço de pagamentos na Índia, na última semana. De acordo com o principal processador de pagamentos do país, o aplicativo do Facebook iniciará com uma base de 20 milhões de usuários.
Com mais de 400 milhões de usuários indianos, o WhatsApp vai competir com Google Pay, Paytm e PhonePe, do Walmart. O país é o maior mercado do aplicativo.
Há muito tempo, o WhatsApp tenta cumprir regulamentações indianas, incluindo normas de armazenamento de dados que exigem que todas as informações relacionadas a pagamentos sejam armazenadas localmente. Com a aprovação, o aplicativo pode expandir sua base de usuários de Interface Unificada de Pagamentos de maneira gradativa, segundo a National Payments Corporation of India (NPCI) – empresa sem fins lucrativos que conta com mais de 50 bancos como acionistas, incluindo o State Bank of India, Citibank e HSBC.
No Brasil, o WhatsApp anunciou em junho parceria com Banco do Brasil, Cielo e as bandeiras de cartões Visa e Mastercard para pagamentos. Entretanto, o Banco Central suspendeu essa operação, autorizando-a apenas para testes.
Recentemente, o presidente-executivo da Cielo, Paulo Caffarelli, disse esperar que o BC autorize já neste mês o uso do WhatsApp para pagamentos.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.





