Nesta segunda-feira, dia 15, o WhatsApp anunciou uma nova ferramenta para os usuários brasileiros: o pagamento por meio do aplicativo. A novidade é fruto da parceria do mensageiro do Facebook com instituições financeiras, incluindo o Banco do Brasil, Nubank, Sicredi, Cielo, Visa e Mastercard.
O novo recurso permitir que usuários transfiram dinheiro a pessoas ou empresas no país dentro de uma conversa. O pagamento é anexado como se fosse foto ou vídeo.
Segundo o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, o Brasil é o primeiro país em que a companhia lança amplamente a ferramenta no aplicativo. Zuckerberg já havia dito em abril que a empresa estava expandindo ferramentas para negócios no WhatsApp.
No Brasil, o aplicativo possui mais de 120 milhões de usuários individuais. O país é o segundo maior mercado do WhatsApp, ficando atrás apenas da Índia, onde o sistema de pagamentos vinha sendo testado desde de 2018.
Funcionamento – O sistema de pagamento usará o Facebook Pay e será gratuito para usuários individuais, cobrando das empresas uma taxa pelo recebimento de pagamentos.
O pagamento de pessoa para pessoa vai funcionar na modalidade débito, segundo a Cielo. Já o pagamento de pessoa para empresas ou empreendedores funcionará nas modalidades débito e crédito. Nas transações de débito, o comerciante receberá o valor da venda em um dia e nas transações de crédito, em dois.
Segundo o diretor de operações do WhatsApp, Matt Idema, muitas das pequenas empresas do Brasil já usam o WhatsApp como ferramenta de marketing para responder perguntas ou enviar catálogos. “Acreditamos que podemos ajudar a aumentar os pagamentos digitais, ajudar a ampliar a economia digital com pequenas empresas e ajudar a apoiar a inclusão financeira”, disse Idema em entrevista à Reuters.
O Facebook planeja levar o sistema de pagamento para vários outros países.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.





