WhatsApp agita mercado brasileiro de pagamento

Aplicativo iniciou a implementação do WhatsApp Pay no Brasil

WhatsApp agita mercado brasileiro de pagamento WhatsApp agita mercado brasileiro de pagamento

O recurso WhatsApp Pay começou a ser implementado no Brasil e promete facilitar as transferências de dinheiro entre os usuários do aplicativo de mensagens. Segundo a empresa, a novidade está sendo disponibilizada de forma gradual.

Lançado em junho do ano passado, o serviço de envio e recebimento de dinheiro havia sido suspenso pelo Banco Central. A decisão do regulador foi tomada com a justificativa de que era necessário avaliar questões de competição e privacidade. 

Agora, o recurso chega com a parceria de instituições financeiras e processadores de pagamentos digitais, como Bradesco, Banco do Brasil, Inter e Nubank. As redes de cartões Visa e Mastercard também estão habilitadas para as transações monetárias no aplicativo de mensagens. 

O WhatsApp Pay, que é operado pela Cielo, segue aberto para outras empresas que desejam se tornar parceiras. Porém, os cartões de crédito não foram contemplados.

Como utilizar – O WhatsApp utiliza uma ferramenta da empresa-mãe, o Facebook Pay, para realizar as transações financeiras. Desta forma, as transferências são protegidas com senha ou biometria, entretanto, não possuem nenhum nível de criptografia.

Os usuários que já possuem o recurso habilitado podem convidar donos de outras contas para a transação financeira, que vão estar aptos para utilizar a ferramenta automaticamente. Os usuários também devem utilizar um cartão de débito ou pré-pago e ter cadastrado uma conta de telefone no Brasil para fazer a transferência monetária. O recebedor terá o dinheiro em sua conta na hora.

É possível enviar até R$ 1 mil por transação e receber até 20 transações por dia. Também foi estabelecido o limite mensal de R$ 5 mil. Segundo o WhatsApp, os bancos parceiros podem estabelecer um limite menor para transações.  

Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.

 

PODCAST

Conheça o Ecossistema de Minas Gerais