O grupo Ânima Educação, detentor de uma rede de instituições de ensino, anunciou que o vestibular para ingressar nas faculdades poderá ser feito através de um aplicativo.
Para fazer a prova, o candidato deve dar ao aplicativo acesso à câmera de selfie. A cada cinco minutos, o programa tira uma foto e usa um software de reconhecimento facial para confirmar quem está fazendo a prova. Para evitar ajudas externas, o aplicativo desabilita a função de copiar e colar textos, além do corretor ortográfico automático.
A prova tem questões discursivas. Segundo o anúncio, um professor corrige a avaliação e a nota sai no intervalo de uma hora. A ideia do grupo é que, no futuro, todo o processo seja digital, com um sistema de inteligência artificial corrigindo o vestibular.
O vestibular pelo aplicativo está disponível para todas as instituições da Ânima Educação, com exceção da AGES Educação.
O Governo Federal tem planos para realizar o Enem de forma digital, mas sem data certa para realizar o lançamento em testes.
Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.





