O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) vai oferecer 75 vagas para garotas de 8 a 18 anos aprenderem a criar aplicativos na Technovation Summer School for Girls. O projeto tem como objetivo apresentar métodos inovadores e incentivar o empreendedorismo, trabalho em equipe e apresentação em público.
As atividades vão iniciar no dia 17 de fevereiro e se estenderão até 13 de abril de 2024 e serão realizadas de forma remota, deste modo, as participantes precisam possuir acesso à internet, um computador e um smartphone, além de uma conta do Gmail. De acordo com a professora coordenadora do projeto, Kalinka Castelo Branco, é importante inserir as mulheres nessa área desde cedo e “mesmo que nesta idade ela não desenvolva propriamente um projeto, pelo menos saberá que é capaz de fazer.”
Essa é a sexta edição da iniciativa, em 2021, uma das equipes formadas pela Technovation Summer School for Girls conquistou primeiro lugar na Technovation Girls na modalidade júnior da regional da América Latina. 80% das vagas serão destinadas a estudantes de escolas públicas e 20% de alunas de rede privada.
Fonte: Folha de São Paulo. Foto: Divulgação.