O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é reconhecido mundialmente pela exuberância e pela inovação levadas à avenida pelas concorrentes em cada edição. Neste ano, a Estação Primeira de Mangueira aposta também na tecnologia para conquistar os foliões.
A escola de samba e a Upland firmaram parceria para proporcionar uma experiência carnavalesca no metaverso. Com a novidade, os milhões de usuários da a empresa do Vale do Silício podem passear virtualmente pela cidade do Rio de Janeiro – espelhada fielmente no metaverso -, além de conhecer a quadra da Mangueira.
Na réplica 3D da quadra da agremiação, os uplanders (como são chamados os usuários da plataforma) têm acesso a conteúdos exclusivos, como um documentário sobre os bastidores do desfile da Verde-e-Rosa neste ano. A escola vai levar à Sapucaí uma homenagem aos blocos-afro da Bahia como Araketu, Olodum e Ilê Aiyê, e tem como samba-enredo “As Áfricas que a Bahia Canta”.
Após o desfile da Mangueira, que acontecerá no sábado, dia 19, os usuários da plataforma podem conferir imagens gravadas.
NFTs – A iniciativa também oferece a possibilidade de compra de NFTs de fantasias e ornamentos da Verde-e-Rosa para decorar seus avatares e suas propriedades no jogo.
Parte da renda arrecadada será destinada ao Instituto Mangueira do Amanhã, que realiza projetos voltados ao desenvolvimento de adolescentes e jovens das comunidades ligadas à instituição, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social.
Foto: Divulgação.





