Gigantes da tecnologia terão que se comprometer a ter mais ações no combate a monetização de informações falsas, por meio de veiculação de anúncios, na Europa. A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), estende a proposta a redes sociais ou serviços de pesquisa menores, serviços de mensagens privadas, trocas de anúncios, provedores de tecnologia de publicidade, agências de comunicação e serviços de pagamento eletrônico, plataformas de comércio eletrônico e sistemas de financiamento coletivo/doação se comprometam a fazer o mesmo.
A medida é uma das várias propostas que buscam resolver deficiências no código de conduta voluntário sobre desinformação introduzido há três anos. Se inscrevem no código de conduta empresas como Facebook, Twitter, Microsoft, Mozilla e TikTok.
De acordo com informações publicadas pela Reuters, a Comissão Europeia planeja que as plataformas restrinjam os requisitos de elegibilidade e os processos de revisão de conteúdo para monetização de conteúdo, além de programas de compartilhamento de receita de anúncios em seus serviços. O objetivo é barrar a participação de atores que sistematicamente postam conteúdo denunciado como desinformação.
Já as empresas de tecnologia de publicidade devem identificar os critérios usados para colocar os anúncios e adotar medidas para verificar onde os anúncios são colocados.
No final deste mês, a Comissão vai apresentar o código de conduta atualizado. As companhias terão até o final de setembro para redigir uma minuta de seus compromissos.
Fonte: Reuters. Foto: Yves Herman/Reuters.
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