A Uber negocia com o governo do México formas para garantir a seguridade social de motoristas parceiros, mas sem designá-los como funcionários. Para o vice-presidente sênior de mobilidade da companhia, Andrew Macdonald, as conversas com o governo mexicano precisam ser “fundamentadas na tentativa de preservar a flexibilidade do trabalho independente, ao mesmo tempo reconhecendo que esse tipo de trabalho precisa melhorar”.
Motoristas autônomos, motoboys e outros parceiros geralmente são considerados prestadores de serviço pelas empresas de aplicativos. Desta forma, os mesmos não têm direito aos benefícios e proteções oferecidos aos funcionários que atuam em tempo integral. Essas empresas alegam que o formato permite que os parceiros sejam seus próprios patrões e aceitem funções quando for conveniente para eles.
A ministra mexicana do Trabalho, Luisa Maria Alcalde, revelou recentemente que o país estuda como regulamentar as condições trabalhistas em um cenário de rápido crescimento como a das funções autônomas sem vínculos. De acordo com a ministra, o Governo desenvolve um plano em conjunto com o Instituto de Seguridade Social e autoridades da Cidade do México.
Fonte: Bloomberg. Foto: :Divulgação.
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