Três startups de IA para ficar de olho em 2024

RankMyApp, GamerSafer e Beegol, investidas da Wayra Brasil falam sobre metas e projeções de crescimento para o próximo ano

Três startups de IA para ficar de olho em 2024 Três startups de IA para ficar de olho em 2024

A busca por soluções que utilizam inteligência artificial (IA) tem ganhado força nas empresas. De acordo com o relatório Futuro do Trabalho, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, mais de 75% das companhias participantes do levantamento buscam implementar ferramentas de IA em seus negócios. Com um mercado aquecido e maior grau de maturidade de transformação digital, o cenário é positivo para as startups que desenvolvem produtos e serviços com base nesta tecnologia.

“As principais vantagens  estão relacionadas ao aumento das métricas de eficiência, à redução de custos e à geração de insights valiosos, que podem orientar escolhas mais assertivas. A orientação por dados e a metodologia agile, adotadas por muitas corporações, convergem no impulsionamento do ecossistema empreendedor, que cada vez mais investe em novidades que utilizam como base a Inteligência Artificial”, explica Ivan Yoon, Head de Investment & Portifolio da Wayra Brasil, CVCs (Corporate Venture Capital) da Telefónica/Vivo no país.

A seguir, conheça três startups de IA e suas projeções, para ficar de olho em 2024:

RankMyApp

Referência global em inteligência de marketing e gestão de mídia para aplicativos mobile, a RankMyApp está apoiando empresas a gerar resultados ao desenvolver  soluções de Mobile Intelligence e Mídia Performance que oferecem uma visão 360º dos negócios. Com mais de 600 clientes, em 17 países, entre eles Itaú, Didi, Magazine Luiza e Vivo, a startup conta com investimentos da Wayra Brasil. Com uso da IA Generativa e orientação a dados, a RankMyApp, resolve problemas de eficiência e estratégia para empresas que buscam maximizar sua presença e performance em plataformas mobile.

GamerSafer

A GamerSafer é uma startup fundada pelos brasileiros Maria Oliveira Tamellini e Rodrigo Tamellini no Vale do Silício, que desenvolve soluções de cibersegurança para o mercado de games, esportes eletrônicos (esports) e comunidades online. Com investimentos da Wayra Brasil, a GamerSafer combate crimes, fraudes, criação de contas falsas e comportamentos tóxicos nessas plataformas, por meio do uso de inteligência artificial. A startup conta com uma solução de identidade digital que verifica e autentica usuários com o uso de IA (mais especificamente soluções focadas em visão computacional e inferência de dados) que torna os ambientes de jogos eletrônicos mais seguros. 


Beegol 

A Beegol, startup de software para melhorar conexões de internet, que conta com investimentos da Wayra, tem duas linhas de negócios baseadas em Inteligência Artificial: a Beegol Network e Beegol Insights. A primeira melhora a qualidade do serviço de internet utilizando IA para diagnosticar fim a fim os problemas de rede na prestação de serviços e resolvê-los remotamente. A segunda utiliza IA para maximizar vendas definindo os melhores produtos para cada perfil de cliente e encontrando os fatores que mais alavancam a conversão.Wayra – O hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e da Telefónica no mundo, investe, escala e conecta startups com corporações e outros parceiros. O objetivo é gerar oportunidades de negócios e inovação em conjunto. Criada em 2011, a Wayra opera em nove países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Alemanha, México, Peru, Espanha e Reino Unido) e já investiu mais de 66 milhões de euros em startups. Atualmente, 550 startups fazem parte do portfólio de inovação aberta global da Telefónica. Presente no Brasil desde 2012, a Wayra Brasil já investiu em 84 startups e, atualmente, conta com 26 empresas em seu portfólio, sendo que 50% delas possuem contratos ativos com a Vivo. As áreas prioritárias são educação, saúde, finanças, internet das coisas (IoT), inteligência artificial, 5G, big data, Advanced Anaytics, Computação em Nuvem (Cloud Computing), cibersegurança, greentechs, entre outras. 

Foto: Divulgação.