A criação tecnológica desenvolvida pela startup Music: Not Impossible, é uma espécie de mochila, conhecida como “traje háptico”, que torna possível escutar música através de estímulos táteis e vibrações na pele. O dispositivo é composto por duas faixas no tornozelo, duas faixas no pulso e uma mochila que se prende com alças duplas sobre o tórax.
Trajes hápticos já estão presentes em realidade virtual e videogames, todavia, a mochila é um dispositivo único pois transforma notas musicais individuais em vibrações específicas. Outras empresas também estão planejando produtos hápticos para capturar experiências sonoras. Esse é um recurso muito legal para pessoas surdas ou com perda auditiva.
Segundo Marl D. Fletcher, pesquisador da Universidade de Southampton, projetos como esse se beneficiaram dos avanços em microprocessadores, tecnologia sem fio, baterias e inteligência artificial. A mochila tecnológica foi idealizada pelo fundador da Not Impossible Labs, Mick Ebeling, após assistir um vídeo de um evento com um DJ surdo, que pulsava graves potentes no chão.
O desenvolvimento do produto teve ajuda de engenheiros da Avnet e foi testado por membros da comunidade surda. O Lincoln Center disponibilizou os trajes em duas de suas noites de discoteca silenciosa, atualmente a marca fornece a criação para organizações.
Fonte: Estadão Conteúdo / The New York Times. Foto: Divulgação.





