O Poder Judiciário de Santa Catarina lançou pela Corregedoria-Geral de Justiça do TJ/SC, um robô que conta com inteligência artificial (IA) para atuar nas rotinas de jurisdição de primeiro grau, propondo minutas de despacho, decisões e sentenças. O dispositivo funciona através de uma plataforma digital integrada ao sistema de gestão processual do TJ/SC e ele realiza tarefas baseadas em algoritmos que simulam a interação humana.
O objetivo de implementar a tecnologia é acelerar o andamento dos processos, beneficiando cidadãos que esperam por soluções e proporcionando mais tempo e autonomia para servidores e magistrados se dediquem a tarefas mais complexas. O Robô Auxiliar opera tarefas de automação que já eram realizadas por máquinas anteriormente, como consultas de atestado de óbito, endereços e sistemas do Banco Central e Denatran.
As minutas são enviadas aos magistrados, que podem avaliar e validar as sugestões feitas pelo robô, que posteriormente utiliza esses feedbacks para aprimorar suas sugestões e aumentar o índice de acerto. Algumas tecnologias utilizadas pelo dispositivo são inteligência artificial, aprendizagem de máquina, rede neural e navegação anônima e é uma ferramenta de apoio e potencialização do trabalho humano, não uma substituição.
“A IA é uma realidade, está presente hoje em todos os meios. E no Poder Judiciário não é diferente. O Robô Auxiliar já é uma grande ferramenta – e com certeza vai ser ainda melhor no futuro, quando será adotado por mais magistrados e por mais áreas”, ressaltou o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Altamiro de Oliveira, em solenidade de apresentação do projeto.
Fonte: Poder Judiciário de Santa Catarina. Foto. Divulgação.