Testes com patinetes elétricos deve ser prorrogados em Porto Alegre

Uma consulta popular será lançada na próxima semana sobre o serviço

Testes com patinetes elétricos deve ser prorrogados em Porto Alegre Testes com patinetes elétricos deve ser prorrogados em Porto Alegre

A Prefeitura da capital gaúcha informou que vai pedir, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a prorrogação dos testes do serviço de compartilhamento de patinetes elétricos. A fase experimental deverá ser ampliada em 90 dias.

Na próxima semana, a gestão municipal irá lançar uma consulta pública com o objetivo de colher sugestões, contribuições e prestar esclarecimentos quanto ao serviço. A população porto-alegrense terá o prazo de 15 dias para se manifestar. De acordo com a Prefeitura, 30 dias após encerrada a consulta será apresentada uma proposta de regramento.

Atualmente, as empresas Grin e Yellow atuam em projeto-piloto, por meio do Decreto Municipal nº 19.701, de 15 de março de 2017, que possibilita ao poder público o teste de novas tecnologias que contribuam para soluções inovadoras para a cidade.

A EPTC recomenda aos usuários o uso de capacete e que utilizem apenas as ciclovias e ciclofaixas (até o limite de 20 km/h) e, se necessário, as calçadas (neste caso, o limite é de 6 km/h). A Prefeitura também lembra que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) deve ser respeitado e que a prioridade total aos pedestres.