O Banco Central (Bacen) dá início a terceira fase do open banking nesta sexta-feira, dia 29. A fase marca a possibilidade das instituições financeiras compartilharem informações sobre serviços de transferência via Pix.
Pelo cronograma inicial, a terceira fase estava prevista para entrar em vigor no final de agosto. Porém, o atraso na adoção da segunda fase fez os bancos e fintechs solicitarem o adiamento da etapa seguinte. Segundo as instituições financeiras, o tempo determinado pelo Bacen não era suficiente para a realização da atualização dos sistemas.
A implementação do open banking começou em 1° de fevereiro deste ano, com a permissão do compartilhamento de informações sobre produtos, serviços, canais de atendimento e localização de agências. Com base nos dados, as instituições financeiras podem fazer comparações por meio de sistemas de interface de programação de aplicações (API na sigla em inglês). Já na segunda fase, o Bacen passou a permitir o compartilhamento de cadastros e de transações entre as instituições financeiras.
A quarta etapa está prevista para iniciar em 15 de dezembro deste ano, e prevê a troca de informações sobre serviços de câmbio. As demais serão implementadas no primeiro semestre de 2022.
Fonte: Agência Brasil. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil.
PODCAST
Pesadelos e horrores do empreendedorismo





