Tecnologia do aplicativo Coronavírus SUS é compartilhada com outros países

A ferramenta está disponível gratuitamente na Apple Store e Play Store

Tecnologia do aplicativo Coronavírus SUS é compartilhada com outros países Tecnologia do aplicativo Coronavírus SUS é compartilhada com outros países

O Governo Federal liberou o código do aplicativo Coronavírus SUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Com a iniciativa, outros países podem adotar a tecnologia e oferecer as informações para seus usuários, adaptando a língua e geolocalização.

Segundo informações do governo, a Argentina, Equador e Panamá já solicitaram o uso do código do aplicativo. O Coronavírus SUS foi lançado em 28 de fevereiro para conscientizar a população sobre a COVID-19.

O aplicativo possui informações sobre os sintomas, como se prevenir, o que fazer em caso de suspeita e infecção, mapa indicando unidades de saúde próximas, entre outras. A plataforma é abastecida com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de outras instituições de vários países sobre o número de casos confirmados.

De acordo com o diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), Jacson Barros, a ferramenta foi desenvolvida em apenas dois dias, usando a base tecnológica de um aplicativo que estava em desuso. “Estamos adaptando a aplicação para que possa ser utilizada em qualquer momento de crise. Hoje, é coronavírus. Amanhã, pode ser tuberculose, influenza, etc. Já estamos na fase de desenvolvimento”, afirma.

No Brasil, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde de sábado, dia 14, foram registrados 121 casos confirmados da doença, 1.496 suspeitos e 1.423 descartados. 

Fonte: Governo Federal. Foto: Divulgação.