Suprema Corte dos EUA analisa leis que restringem moderação de conteúdo das redes sociais

Juízes debateram leis do Texas e Flórida que limita poder das plataformas em relação aos conteúdos publicados

Suprema Corte dos EUA analisa leis que restringem moderação de conteúdo das redes sociais Suprema Corte dos EUA analisa leis que restringem moderação de conteúdo das redes sociais

Juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos se reuniram na segunda-feira, dia 26, para debater leis que restringem a moderação de conteúdos nas redes sociais. Na ocasião, as autoridades analisaram duas leis estaduais do Texas e Flórida que limitam o poder das plataformas em relação aos conteúdos publicados.

A medida da Flórida proíbe que plataformas de redes sociais removam conteúdos de políticos, a norma foi estabelecida após o Facebook, YouTube e X barrarem o ex-presidente Donald Trump na esteira da invasão do Capitólio em janeiro de 2021. No Texas, a lei proíbe as redes sociais de removerem conteúdos com base em “ponto de vista”, isto é, publicações que expressam algum tipo de opinião. 

A NetChoice e a Computer & Communications Industry Association, ambas grandes empresas do setor de tecnologia, entraram com uma ação para impedir que as leis entrassem em vigor. O argumento das companhias foi a defesa da primeira emenda da Constituição Americana, que permite às plataformas tratarem seus conteúdos como quiserem. 

A decisão da Suprema Corte pode ser decisiva para o futuro das redes sociais. Caso as leis da Flórida e Texas sejam consideradas e entrem em vigor, as plataformas podem ter que remodelar os seus feeds ao permitir ao governo influência sobre como e o que permanece online. 

Fonte: Estadão Conteúdo/The New York Times. Foto: Divulgação.