Nesta quarta-feira, dia 23, foi lançado o Apollo, um novo robô humanoide, desenvolvido pela startup de robótica Apptronik para poupar humanos de tarefas chatas, sujas e perigosas. O lançamento tem como foco o setor de logística, aliviando demandas por mão de obra em ambientes como armazéns.
O Apollo tem 1,7 metro de altura e 72,6 quilos, ele é capaz de levantar até 25 quilos e foi criado para trabalhar próximo a humanos com segurança, possuindo uma tecnologia que quando detecta movimentos no raio de impacto, para imediatamente. A empresa afirma que a criação é o primeiro robô humanóide comercial pensado para interação amigável, fabricação em massa, cargas elevadas e segurança.
A ideia inicial é que o robô auxilie em fábricas, construção, petróleo, gás, produção eletrônica, varejo, entrega em domicílio e cuidados com idosos, porém a expectativa dos desenvolvedores é levar o produto em missões à Lua e Marte na próxima década, para explorar o espaço.
“Nosso objetivo é construir robôs versáteis para realizar tarefas que não queremos fazer, para nos ajudar aqui na Terra e, eventualmente, explorar a Lua, Marte e além”, explicou Jeff Cardenas, co-fundador e CEO da Apptronik.
Na parte frontal de Apollo há painéis digitais informando as tarefas atuais, a previsão de conclusão e informações sobre a vida útil da bateria, que dura quatro horas e pode ser trocada para continuar operando ou usá-lo plugado à tomada. A Apptronik acredita que esse é o robô mais desenvolvido já criado.
Apollo possui forma e tamanho corporal semelhante aos humanos e foi projetado para operar em espaços com equipamentos e ferramentas de humanos. Deste modo, a empresa coloca que a interação humana se torna mais natural e possibilita que o robô efetue tarefas que seriam difíceis de outros robôs executarem.
Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.





