Startup brasileira desenvolve cão-guia robô que auxilia deficientes visuais

O equipamento batizado de Lysa identifica obstáculos no caminho

Startup brasileira desenvolve cão-guia robô que auxilia deficientes visuais Startup brasileira desenvolve cão-guia robô que auxilia deficientes visuais

A VixSystem, startup fundada por Neide Sellin desenvolve soluções através da robótica, a empresa já criou máquinas de vigilância, robô delivery e agora está lançando a Lysa, uma “cão-guia robô”, desenvolvida com inteligência artificial, capaz de navegar de forma autônoma. O produto identifica obstáculos no ambiente, destacando objetos no caminho e evitando colisões de pessoas com deficiência visual. 

A fundadora da startup é brasileira e professora, desenvolveu a Lysa pensando em uma aluna deificiente visual, a ideia era criar algo para melhorar a qualidade de vida da estudante. O projeto envolveu uma pesquisa abrangente e contou com a colaboração de mais de 20 pessoas com deficiência visual, identificando quais os principais desafios destas pessoas. 

A startup já recebeu diversos prêmios, reconhecimento e investimentos nacionais e internacionais, que tornaram possível aprimorar o projeto, com a adoção de tecnologias avançadas e inovadoras. A Lysa pesa pouco mais de quatro quilos, possui câmeras, sensores, navegação GPS e bateria de oito horas e já foi testada por mais de 200 pessoas deficientes visuais. 

Lançada em 2017, ela consegue calcular o melhor caminho, informando se há itens na frente e atualmente está presente em lugares como aeroportos, museus e faculdades, com cerca de dez empresas clientes pelo Brasil. O  modelo atual da VixSystem é B2B e as empresas podem alugar o equipamento por R$1.700 por mês.  

Fonte: Startupi. Foto: Divulgação.