A Starlink, projeto de satélites da empresa SpaceX de Elon Musk, adicionou uma nova seção no site oficial da empresa introduzindo o Starlink Direct to Cell, iniciativa que pretende oferecer internet diretamente para smartphones sem depender de antenas ou roteadores adicionais. O Starlink Direct to Cell visa smartphones com tecnologia LTE, tecnologia comumente referida como 4G no Brasil.
No Direct to Cell o smartphone se conecta à rede de satélites, que por sua vez se comunica com a rede terrestre, seguindo o tráfego de dados tradicional. A ação é uma proposta antiga que tudo indica que agora ganhará seguimento e início do serviço muito em breve. Em 2022, a empresa firmou parceria com a T-Mobile, empresa de telefonia móvel, dos EUA, mas até então não haviam sido divulgadas novidades. Os custos do novo serviço ainda são incertos.
A previsão da unidade de telecomunicações da SpaceX é proporcionar comunicação via mensagem de texto já em 2024, entretanto, a conexão necessita de uma linha de visão direta com o satélite, inacessível em locais fechados, além de conectar dispositivos loT em 2025.
Fonte: Exame: Foto: Divulgação.





