Tradicionalmente, Bill Gates revela sua lista de recomendações de livros no final de cada ano. Neste ano, o fundador da Microsoft sugere temas como racismo, guerras, carreira e inovação na área da saúde.
A lista foi publicada nesta quarta-feira, dia 9, no blog de Gates, que lembrou o ano atípico que foi 2020. Para o executivo, em tempos difíceis “quem ama ler recorre a todos os diferentes tipos de livros”. O bilionário também explicou a escolha dos cinco títulos: “Este ano, em alguns momentos eu escolhi me aprofundar em um assunto difícil, como as injustiças que levaram aos protestos Black Lives Matter. Em outros, precisei de uma mudança de ritmo, algo mais leve no final do dia. Por conta disso, li uma grande variedade de livros e muitos livros excelentes”.
Confira quais são eles:
“A nova segregação: racismo e encarceramento em massa”
Escrita por Michelle Alexander, a obra apresenta como o sistema de justiça criminal trata pessoas negras de forma diferente. O livro também explica as histórias e os números por trás do encarceramento em massa. “Terminei o livro mais convencido do que nunca de que precisamos de uma abordagem mais justa para a condenação e mais investimento nas comunidades negras”, conta Gates.
“Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas”
David Epstein argumenta no livro que embora o mundo pareça exigir cada vez mais especialização, o que realmente precisamos é de mais pessoas “que começam de forma ampla e abraçam diversas experiências e perspectivas enquanto progridem”. Segundo Gates, o título ajuda a explicar parte do sucesso da Microsoft, pois nas contratações a empresa busca pessoas com grande amplitude em seu campo e em todos os domínios.
“O Esplêndido e o Vil”
Erik Larson faz um relato dos anos 1940 e 1941 no livro “O Esplêndido e o Vil”, mostrando os bastidores da Segunda Guerra Mundial no Reino Unido. Para Gates, o medo e a ansiedade que as pessoas sentiram neste período, embora muito mais graves do que o que estamos experimentando com a covid-19, soaram familiares.
O bilionário também comenta que o autor proporciona ao leitor “uma noção vívida de como era a vida para os cidadãos comuns durante este período terrível, e ele faz um ótimo trabalho traçando o perfil de alguns dos líderes britânicos que os acompanharam durante a crise, incluindo Winston Churchill e seus conselheiros próximos”.
“O Espião e o Traidor”
O livro de não ficção do autor Ben Macintyre conta a história de Oleg Gordievsky, um oficial da KGB que se tornou um agente duplo dos britânicos, e do norte-americano Aldrich Ames, que provavelmente o traiu. A história de espionagem na Guerra Fria traz também a perspectiva russa. “É tão emocionante quanto meus romances de espionagem favoritos”, comentou Gates.
“Breath from Salt: A Deadly Genetic Disease, a New Era in Science, and the Patients and Families Who Changed Medicine”
A escritora P. Trivedi que documenta uma história de inovação científica no tratamento de uma doença genética misteriosa e como ele melhorou a vida de pacientes e suas famílias. “Esta história é especialmente significativa para mim porque conheço famílias que se beneficiaram com os novos medicamentos descritos neste livro”, revela o executivo.
PODCAST
O que é ser um líder? [com Kelly Gusmão (Warren) e Fábio Barboza (Kobe)]





