Quatro empresas brasileiras estão entre as 100 fintechs mais inovadoras do mundo

Ranking, elaborado pela KPGM, apontou as startups do setor financeiro que mais se destacaram em 2019

Quatro empresas brasileiras estão entre as 100 fintechs mais inovadoras do mundo Quatro empresas brasileiras estão entre as 100 fintechs mais inovadoras do mundo

A sexta edição do Fintech100, relatório realizado pela KPMG e pela consultoria H2 Ventures, apontou que as fintechs brasileiras Nubank, Banco Inter, Creditas e Rebel estão entre as que mais se destacaram em 2019. O estudo listou as cem melhores empresas e analisou 29 países.

Entre os critérios para escolher as startups mais destacadas do setor financeiro, estão o total de capital obtido, taxa de obtenção de capital, diversidade geográfica, diversidade setorial, e “elemento X” – que leva em conta o nível de inovação em produtos, serviços e modelos de negócios. O ranking também dividiu as empresas em duas categorias: Top50, melhores companhias de acordo com critérios de inovação, aumento de capital, tamanho e localização; e Emerging 50, que reúne as fintechs mais novas que estão na vanguarda de tecnologias e práticas inovadoras.

O seguimento de pagamento e transações predomina a lista, com 26 empresas, enquanto a gestão de patrimônio conta com 20 fintechs. As companhias seguradoras e firmas de concessão de crédito também aparecem com relevância no levantamento, com 17 e 15 companhias, respectivamente.

As dez primeiras colocadas no ranking foram: Ant Financial (China); Grab (Cingapura); JD Digits (China); GoJek (Indonésia); Paytm (Índia); Du Xiaoman Financial (China); Compass (Estados Unidos); Ola (Índia); Opendoor (Estados Unidos) e OakNorth (Reino Unido).

Brasil – O Nubank foi o grande destaque entre empresas brasileiras, aparecendo na 14ª posição do Top 50. Já o Banco Inter ficou no 28º lugar e a Creditas em 41º lugar na mesma categoria. Na outra categoria, a fintech de crédito Rebel apareceu entre as empresas escolhidas. O Emerging 50 não estabelece um ranking.

Mundo – De acordo com o sócio da KPMG no Brasil, Oliver Cunningham, no levantamento foi constatado um aumento relacionado às empresas da região Ásia-Pacífico (incluindo a China), que ocuparam as seis primeiras posições e sete das dez primeiras posições do ranking. 

Com 34 empresas, incluindo as setes entre as dez primeiras colocadas, a Ásia liderou a lista. No quesito regional, aparece na sequência o conjunto formado por Europa, Oriente Médio e África (que exclui o Reino Unido, por conta do Brexit), com 25 companhias, seguido pelas Américas, com 22 fintechs.

Entre os países com o maior número de empresa no levantamento, os Estados Unidos ficou em primeiro lugar. Figuram na lista 15 startups norte-americanas. Na sequência vêm Reino Unido, 11, China, dez, Austrália, sete, Alemanha, cinco, e Brasil, França, Singapura e Japão, com quatro cada um.

Fonte: Valor Econômico. Foto: Divulgação.