Preocupada com a libra, União Europeia se compromete a regular moedas digitais

Para países como a França e a Alemanha, a libra - cujo tamanho superaria criptomoedas como o bitcoin - poderia limitar a soberania monetária

Preocupada com a libra, União Europeia se compromete a regular moedas digitais Preocupada com a libra, União Europeia se compromete a regular moedas digitais

Nesta terça-feira, dia 8, o comissário de finanças da União Europeia (UE), Valdis Dombrovskis, se comprometeu em propor novas regras para regular moedas virtuais. O bloco considera a libra, criptomoeda do Facebook, um risco para a estabilidade financeira.

“A Europa precisa de uma abordagem comum nos ativos de criptografia como a libra”, disse Dombrovskis aos parlamentares da UE em uma audiência de confirmação. “Pretendo propor nova legislação sobre isso.”

Hoje, a UE não possui regulamentos específicos sobre criptomoedas. Até o anúncio da libra, que ocorreu em junho, a maioria dos parlamentares considerava as moedas digitais uma questão marginal, porque apenas uma fração de bitcoins ou outras moedas digitais são convertidas em euros.

Após ter resistido à regulamentação das criptomoedas por cinco anos, Dombrovskis  deixou claro que sua mudança de atitude decorreu dos planos do Facebook. Para o comissário, a moeda que “poderia ter efeitos sistêmicos na estabilidade financeira”. 

A UE também pressiona o G20 por uma ação global sobre “stablecoins” –  criptomoedas apoiadas por ativos como depósitos em dinheiro, títulos do governo de curto prazo ou ouro – , de acordo com um documento divulgado divulgado pela própria UE na semana passada.

Fonte: Reuters. Foto: Francois Lenoir/Reuters.