Prefeitura de São Paulo adiciona blockchain aos serviços públicos

O objetivo da implementação é promover segurança e transparência aos cidadãos

Prefeitura de São Paulo adiciona blockchain aos serviços públicos Prefeitura de São Paulo adiciona blockchain aos serviços públicos

A Prefeitura de São Paulo adicionou o blockchain aos serviços oferecidos para a população, assim fornecendo maior segurança e evitando fraudes e ataques cibernéticos. Os primeiros serviços que incorporaram a tecnologia foram os de cartões de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.

De acordo com o atual Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo, Bruno Lima, o objetivo é “garantir a autenticidade e integridade dos dados, evitar fraudes e falsificações”. O projeto iniciou em 2023 e foi incorporado após a aprovação da Lei nº 17901, que prevê o uso de blockchain da administração pública, visando promover maior transparência. 

O blockchain é uma tecnologia que funciona como um  grande banco de dados compartilhado que registra as transações dos usuários. A expectativa é que todos os serviços oferecidos nos canais 156 adotem a medida nos próximos meses agregando ainda mais qualidade e segurança aos cidadãos. 

“Como desafios, podemos citar o nível de complexidade da aplicação dessa nova tecnologia, sem contar que a implementação demanda mudanças significativas em processos”, afirmou Lima, que mesmo ciente dos obstáculos prossegue com a implementação do serviço. 

Fonte: Exame. Foto: Divulgação.