Com pouco mais de seis meses em operação, o Pix já representa 30% das operações de pagamento no Brasil. O dado é da pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, divulgada nesta quinta-feira, dia 24.
De acordo com o estudo, o cenário de digitalização dos serviços bancários é bastante promissor. No ano passado, as transações por celular foram 51% do total no ano passado. O Brasil possui 198 milhões de contas ativas em mobile banking. E cerca de 90% das contratações de crédito são feitas por canais digitais.
Enquanto, as transações nas agências caíram 28%,representando apenas 3% do total no mesmo período. Entretanto, de acordo com a pesquisa, a negociação de dívida continua sendo realizada por esse canal.
Quem realmente vem perdendo espaço são os caixas eletrônicos (ATM). No ano passado, o canal registrou uma queda de 2,1 bilhões de transações na comparação com 2016. Já o mobile banking teve um aumento de 18,6 bilhões (em 2016) para 52, 9 bilhões (em 2020), representando 51% das transações bancárias totais no ano passado.
Fonte: Valor Investe. Foto: Divulgação.
PODCAST
Conheça o mercado de Martechs





