Pix registra maior número de transações per capita no mundo

Sistema do Bacen coloca Brasil a frente de países como Dinamarca e Suécia

Pix registra maior número de transações per capita no mundo Pix registra maior número de transações per capita no mundo

Em seu segundo aniversário, que ocorre nesta quarta-feira, dia 16, o Pix ultrapassou o número de 100 transações per capita anuais. Com a marca, o sistema de pagamento instantâneo brasileiro consolidou-se na dianteira em uso no mundo. 

Com sistemas semelhantes ao Pix, a Dinamarca registrou 49 transações per capita por ano, seguida pela Suécia com 31. Os países ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Ainda se destacam, Chile e Reino Unidos.

De acordo com dados apresentados pelo Banco Central do Brasil, criador do Pix, por meio do serviço já foram realizadas mais de 28 bilhões de transações, que movimentaram cerca de R$ 14 trilhões. Atualmente, existem mais de 523 milhões chaves Pix ativas e, desde o seu lançamento, 130 milhões de pessoas e 11 milhões de empresas já usaram o Pix. 

“O Pix nasceu como o pagamento instantâneo brasileiro, mas hoje, com apenas 2 anos de existência, já é muito mais que isso. Ele possibilita agendamento de transações, pagamentos de contas com vencimento e retirada de dinheiro em espécie. O ambiente competitivo no qual o Pix está inserido e a infraestrutura provida pelo Banco Central como agente neutro possibilitam um ambiente de maior eficiência, inclusão e redução de custos, impactando positivamente os usuários e, em última instância, a economia brasileira”, disse o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, Renato Dias de Brito Gomes.

Fonte: Banco Central do Brasil. Foto: Divulgação