Criado pelo Banco Central há seis meses, o Pix já movimentou mais de R$ 1,109 trilhões, desde o início de sua operação – há seis meses. Segundo informações compiladas pela autarquia existem mais de 242 milhões de chaves Pix cadastradas, sendo 83 milhões de usuários pessoas físicas e mais de 5,5 milhões de empresas.
Cerca de 75 milhões de brasileiros utilizaram o Pix para pagar ou receber, o número representa 45% da população brasileira adulta. Em abril deste ano, de acordo com o Bacen, a modalidade superou a quantidade de TED, DOC, cheque e boletos somados.
A autarquia garante que mais novidades devem ser incorporadas ao sistema até o final do ano, além do Pix Cobrança, Pix Saque e Pix Troco. São elas:
- Inclusão da conta salário na lista de contas movimentáveis por Pix;
- Pix aproximação: para dar mais facilidade e conveniência na iniciação de um Pix e para atender casos de uso específicos;
- Possibilidade de fazer Pix entre usuários que estejam sem acesso à internet, ampliando o acesso da sociedade ao Pix;
- Iniciador de pagamentos no Pix, com desenvolvimentos que seguirão a especificação técnica definida no âmbito do Open Banking, para permitir que os iniciadores possam ser participantes do Pix, agregando ainda mais competição ao ecossistema.
Fonte: Banco Central. Foto: Divulgação.
PODCAST
Como ser uma startup inclusiva?





