Passageiros priorizam tecnologia no transporte coletivo

Recursos que facilitam a mobilidade estão sendo cada vez mais aprimoradas

Passageiros priorizam tecnologia no transporte coletivo Passageiros priorizam tecnologia no transporte coletivo

Uma das tendências que vieram para ficar no transporte coletivo é o pagamento digital. Facilidades que vão desde recarga online do cartão de transporte, geração de QR Code para pagamento da passagem pelo próprio celular e até mapa com atualização dos horários dos ônibus em tempo real já estão difundidas no cotidiano de muitas pessoas, e vão se aprimorando ainda mais para atender às necessidades dos passageiros. 

Segundo o CEO do aplicativo mineiro KIM (do grupo TACOM), Rubens Filho, rapidez e segurança são quesitos essenciais para que as cidades se tornem mais inteligentes e proporcionem melhor qualidade de vida aos cidadãos. Foi com esse foco que o aplicativo dobrou os investimentos em tecnologia em 2022 em relação a 2021.

A plataforma, que está presente em mais de 50 cidades no Brasil, registrou aumento de 250 mil usuários em 2022. São mais de 630 mil pessoas usando o app nos locais atendidos pelo país.

Meios de pagamento impulsionam melhorias na mobilidade

Um dos fatores que ajudaram a popularizar o uso dos aplicativos de recarga foi a difusão dos diferentes meios de pagamento, principalmente o Pix, lançado pelo Banco Central no final de 2020. Conforme Rubens Filho, “essa forma de pagamento instantânea logo foi incorporada ao KIM para realizar recargas. Em Belo Horizonte, por exemplo, a integração aconteceu ainda no primeiro semestre de 2021”.

Hoje, 85% das movimentações no aplicativo são feitas via Pix. Para quem não tem ou não quer utilizar o cartão de crédito – meio de pagamento mais comum no âmbito digital, até então, o Pix surge como uma forma prática e segura de realizar transações financeiras. 

KIM – O aplicativo de mobilidade urbana tem o objetivo de facilitar a jornada do passageiro de transporte público. Criado em 2017, o aplicativo está disponível em mais de 50 cidades no Brasil, incluindo as capitais Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Vitória. Através dele, o cliente consegue recarregar seu cartão de transporte, da forma que lhe for mais viável entre PIX, cartão de crédito ou débito, transferência, boleto ou depósito bancário.

Por meio do aplicativo, o passageiro acompanha toda a movimentação de uso do cartão através do extrato, e pode revalidar o cartão de estudante, pedir uma segunda via e bloquear em caso de perda, roubo ou furto. A plataforma também permite o pagamento da passagem com QR Code, diretamente na catraca do ônibus e usando o celular.

Foto: Divulgação.