Parlamento Europeu também veta TikTok de dispositivos de trabalho

Outras instituições da União Europeia já haviam proibido o app

Parlamento Europeu também veta TikTok de dispositivos de trabalho Parlamento Europeu também veta TikTok de dispositivos de trabalho

O Parlamento Europeu ordenou a todos os seus funcionários que removessem o aplicativo de vídeos TikTok dos seus dispositivos de trabalho, como telefones celulares, tablets ou laptops. A medida passa a valer a partir do dia 20 deste mês. Na semana passada, outras instituições da União Europeia (UE) já haviam tomado a mesma decisão.

“A partir dessa data, o acesso web ao TikTok através da nossa rede corporativa […] também será bloqueado”, anunciou a Direção-Geral de Inovação e Apoio Tecnológico do Parlamento, em nota transmitida a cerca de 8.000 funcionários da instituição. Também “recomenda fortemente” que os eurodeputados e sua equipe removam o TikTok de seus dispositivos pessoais.

Dona do TikTok, a ByteDance está sob forte vigilância nos países ocidentais por suspeitas de que as autoridades chinesas possam ter acesso aos dados dos usuários. A chinesa afirma que está agindo para se adequar às rígidas regras de operação dos gigantes digitais no espaço da UE.

O movimento por parte de organizações governamentais também está acontecendo nos Estados Unidos e no Canadá. Em Washington, a Casa Branca anunciou a proibição do TikTok em dispositivos de funcionários, e o Congresso apresentou um projeto de lei que abriria as portas para uma proibição nacional do aplicativo. Já o Canadá proibiu o uso do TikTok em dispositivos de trabalho. 

Fonte: APF. Foto: Divulgação.