OCDE propõe taxar lucros globais

O objetivo é extrair mais impostos das grandes multinacionais, sejam digitais, donas de marcas de luxo ou montadoras globais

OCDE propõe taxar lucros globais OCDE propõe taxar lucros globais

Uma proposta da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que sugere uma mudança internacional na tributação de empresas pode virar de cabeça para baixo as regras que permitiram a grupos digitais transferir lucros pelo mundo para pagar menos impostos. Empresas como Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google seriam impactadas.

A proposta da OCDE almeja extrair mais impostos das grandes multinacionais, sejam digitais, donas de marcas de luxo ou montadoras globais. A organização sugere romper o tabu da tributação internacional que impede os países de taxar atividades de empresas sem presença física em seus territórios. 

A OCDE propõe tributar uma parte dos lucros globais de multinacionais, não importando o país para onde tenham sido remetidos. Países como Estados Unidos, China e Alemanha, além dos emergentes, se beneficiam caso a proposta seja aprovada. Já nações que cobram baixos impostos, como é o caso da Irlanda, sairão perdendo.

Fonte: Valor Econômico. Foto: divulgação