Nvidia muda chip de jogos para cumprir regras de Estados Unidos e China

O modelo diferenciado foi criado para cumprir as regras de exportação dos Estados Unidos voltadas para a China

Nvidia muda chip de jogos para cumprir regras de Estados Unidos e China Nvidia muda chip de jogos para cumprir regras de Estados Unidos e China

A gigante da computação Nvidia lançou essa semana uma versão modificada de um chip avançado para jogos. O modelo diferenciado foi criado para cumprir as regras de exportação dos Estados Unidos voltadas para a China.

O GeForce RTX 4090 D foi projetado para estar em total conformidade com os controles de exportação do governo dos Estados Unidos, segundo a empresa. Este é o primeiro chip da Nvidia voltado exclusivamente para este fim. O governo dos Estados Unidos modificou as qualificações necessárias para que as empresas pudessem vender ao país asiático. A secretária de comércio dos EUA, Gina Raimondo, em uma entrevista à Reuters em 11 de dezembro, disse que a Nvidia pode vender chips de IA para a China, mas não aqueles com maior poder de processamento.

Isso fez com que dois chips de inteligência artificial que a empresa havia criado, o A800 e o H800, tivessem a venda bloqueada. O original, RTX 4090, precisou, então, ser modificado.

O chip oferece um “salto quântico em desempenho, eficiência e gráficos orientados por inteligência artificial”, segundo a empresa, e estará disponível para os clientes chineses a partir de janeiro, disse um porta-voz da Nvidia à Reuters. Segundo a agência, a Nvidia tem comandado mais de 90% do mercado de chips de IA na China.

Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.