A Uber vai passar a permitir que motoristas gravem vídeos das corridas pelo celular. A iniciativa visa ampliar a segurança dos parceiros da empresa, que já faz testes na cidade de Aracaju, em Sergipe.
De acordo com a companhia, os passageiros são avisados pelo aplicativo da Uber que a corrida poderá ser filmada. Caso não queiram que isso ocorra, os usuários devem acionar outro veículo.
O registro é realizado com a câmera do próprio celular do motorista, que está conectado ao aplicativo parceiro Sentinel, da empresa Grip Mobility. Ao iniciar a corrida, a gravação (que também registra o áudio) inicia automaticamente e ao encerrar o trajeto, também termina a gravação automaticamente.
Então, os arquivos são transferidos para o servidor via internet, por Wi-Fi ou redes móveis. O motorista tem a opção de escolher se deseja enviá-los para a empresa. O arquivo fica salvo no servidor por 30 dias e depois são deletadas as informações.
A empresa garante que todas as imagens são criptografadas, somente a Uber terá a chave de criptografia e poderá abrir as imagens, de acordo com pedidos formais de parceiros ou de órgãos públicos de investigação.
Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.
PODCAST
Desvendamos o Ecossistema de Santa Catarina





