A 4Equity – Media Ventures, empresa de media for equity com atuação independente, lança no Brasil um Fundo de Investimento em Participações (FIP) de R$ 500 milhões. O fundo permitirá às startups investidas, Series A em diante com negócios B2C, B2B2C ou D2C, trocarem participação por acesso a espaços publicitários nobres, aproveitando-se de parcerias construídas pela 4Equity – Media Ventures com players relevantes no mercado publicitário brasileiro.
O lançamento da 4Equity – Media Ventures reforça a relevância do mercado de media for equity, ainda pouco explorado: de acordo com a pesquisa The State of Global Media for Growth Funding, realizada em 2022 e 2023 pela mediaforgrowth, startups que se posicionam em espaços relevantes da mídia levantam, em média, três vezes mais dinheiro; têm aceleração 32 vezes maior que as não expostas; e chegam ao IPO 2 anos e 8 meses mais rápido que empresas investidas apenas por funding tradicional de venture capital. No Brasil, esse formato de investimento ainda não chegou a 50 deals.
O modelo de negócio permite à startup investida acessar diferentes meios de mídia parceiros da 4Equity – Media Ventures, com o objetivo de acelerar seu crescimento e melhorar o brand awareness. “Oferecemos espaços de qualidade para posicionamento sem drenagem de caixa, dando em troca participação societária nos negócios. O marketing é dispendioso e está entre as principais linhas de custo de quem está acelerando o crescimento”, conta o CEO e fundador da companhia. O executivo avalia que esse é um mercado de oportunidade para veículos de mídia e influenciadores do Brasil, Felipe Hatab. “Além de tornarem-se sócios das startups, eles se abrem a uma nova fonte de receita”, completa. O fundo da 4Equity — Media Ventures não trabalha com espaços indesejados: “A estratégia é desenhada para entregar aos founders somente mídia relevante – nossa empresa ganha apenas quando as startups crescem para um valor maior do que quando o fundo investiu”, conclui Hatab.
Para Renato Mendes, CIO e fundador da 4Equity – Media Ventures, a empresa chega para quebrar paradigmas e facilitar a aceleração das startups. “Em momento de incertezas e aversão a risco, muitas startups têm dificuldade de captar – nesse cenário, o marketing é facilmente cortado. A media for equity entra como alternativa vantajosa para continuarem as ações de posicionamento e crescimento”, avalia.
A 4Equity – Media Ventures é a primeira companhia latino-americana independente a oferecer esse modelo de negócio para startups brasileiras. A expectativa é ter 10 startups investidas em 2023 e chegar a 30 até 2026. Atualmente, a 4Equity – Media Ventures possui duas companhias parceiras e deve fechar dois deals no segundo trimestre.
Sobre – Fundada por Felipe Hatab, Renato Mendes, Eduardo Loureiro e David Halaban, a 4Equity – Media Ventures escala startups por meio de mídia. Com suas operações realizadas por meio de um Fundo de Investimento em Participações (FIP), o primeiro fundo de investimentos independente da América Latina 100% especializado em startups e no modelo de media for equity, a 4Equity — Media Ventures permite que startups investidas troquem participação nas empresas por acesso a espaços publicitários nobres. O fundo, que tem capital autorizado de até R$ 500 milhões, possibilitará à 4Equity — Media Ventures, que tem parceria com players de mídia relevantes no mercado, colocar startups B2C à frente de consumidores, em troca de equity, e acelerar a construção dessas marcas.
A expectativa da 4Equity – Media Ventures é ter 10 startups investidas em 2023 e ampliar esse número, chegando a 30 startups até 2026. Atualmente, a empresa possui duas companhias parceiras e tem perspectiva de fechar mais dois deals para o segundo trimestre.
Foto: Divulgação.





