O grupo Latam e a fabricante Airbus fecharam acordo para financiar estudo liderado pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) sobre iniciativas para a descarbonização da aviação na América Latina, tendo em vista, entender os cenários para a implantação de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF).
A pesquisa é realizada no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru e pretende investigar os caminhos relacionados ao hidrogênio de baixo carbono, captura direta de ar e bioenergia com captura e armazenamento de carbono. Será conduzido pela equipe do Programa Conjunto do MIT sobre Ciência e Política de Mudanças Globais, os primeiros resultados tem previsão para serem apresentados em abril de 2024.
O estudo se chama “Opções para descarbonizar a aviação na América Latina de forma sustentável: uma avaliação das políticas de carbono, dos preços do carbono e do consumo de combustível na aviação até 2050″ e também irá explorar o uso de incentivos, impostos e demais ferramentas de compensação dos gases emitidos pela aviação.
Fonte: Época Negócios. Foto: Divulgação.





