O Tesouro dos Estados Unidos submeteu na quarta-feira, dia 16, um termo de compromisso à empresa chinesa ByteDance, onde estipula algumas regras para que o TikTok possa operar no país norte-americano. A informação é da Agência Reuters. Segundo a agência, investidores norte-americanos, incluindo a Oracle, devem deter pelo menos 60% das ações do TikTok.
O termo de compromisso trata das questões de segurança nacional que foram acordadas pelo dona chinesa do TikTok. A nova empresa, chamada TikTok Global, terá uma maioria de diretores norte-americanos e um presidente-executivo dos Estados Unidos. A Oracle concordou em ter uma fatia de 20% na empresa quando for criada e o Walmart também deve ter uma participação acionária e um assento no conselho do empresa.
O TikTok virou tema de uma “guerra” entre os Estados Unidos e a China, devido ao presidente norte-americano, Donald Trump, não concordar com o uso do aplicativo chinês em território ocidental, por questões de segurança nacional. Os Estados Unidos deram um último à ByteDance para que conseguisse algum responsável pelo aplicativo em seu território. A Oracle ganhou a disputa com diversas outras empresas, entre elas, a Microsoft.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.
PODCAST STARTUP LIFE:
Retailtechs e o e-commerce: Tendências para o futuro do varejo [com Nubia Mota (Magento) e Rafael Montalvão (Magalu)]





