O Ifood assinou um compromisso com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) para promover ações em favor dos direitos trabalhistas e do respeito ao direito de informação da população. Os profissionais reivindicavam melhores condições de trabalho.
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ocorreu em decorrência de reportagem da Agência Pública que revelou que o Ifood contratou as agências de publicidade Benjamim Comunicação e a Promove Serviços de Propaganda e Comunicação (Social QI) para desmobilizar o movimento dos entregadores. As agências também assinaram o TAC.
A empresa de delivery deve assegurar a liberdade sindical e os direitos de greve e negociação coletiva dos entregadores. O iFood deverá, ainda, financiar pesquisas e projetos no valor de R$ 6 milhões que analisem as relações de trabalho com entregadores, o mercado publicitário e de marketing digital, e a responsabilidade social dos controladores de plataformas.
O TAC também proibiu o iFood divulgar, pelos próximos seis meses, anúncios, propagandas e campanhas publicitárias sobre supostas medidas adotadas pela empresa para promoção de direitos fundamentais e trabalhistas.
Fonte: Agência Brasil. Foto: Marcelo Casal/ Agência Brasil.





