Grupo Alibaba sofre derrota judicial por acusação de monopólio

Gigante chinesa foi multada em cerca de US$140, 7 milhões

Grupo Alibaba sofre derrota judicial por acusação de monopólio Grupo Alibaba sofre derrota judicial por acusação de monopólio

A gigante chinesa do comércio eletrônico JD.com anunciou que ganhou uma ação judicial contra o rival também gigante Alibaba Group Holding. O conhecido grupo no ocidente foi multado em 1 bilhão de yuans, algo em torno de US$ 140,7 milhões, por práticas de monopólio.

Segundo um comunicado da própria JD.com, foi decidido que a Zhejiang Tmall Network, a Zhejiang Tmall Technology e o Alibaba Group abusaram do domínio do mercado e se envolveram em práticas de monopólio, causando graves danos à JD.com. A decisão judicial é de Pequim. O caso foi apresentado ao Supremo Tribunal Popular em 2017.

Segundo a decisão, a prática da Alibaba obriga os comerciantes a assinarem acordos de exclusividade com um único varejista online, impedindo-os de oferecer produtos em outras plataformas. A Administração Estatal de Regulação do Mercado lançou uma investigação sobre as práticas de monopólio do Alibaba em dezembro de 2020.

Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.