O Governo pretende listar na bolsa de valores o Caixa Tem, aplicativo da Caixa Econômica criado para auxiliar na distribuição do auxílio emergencial devido à pandemia de covid-19. De acordo com informações obtidas pela agência de notícias Reuters, autoridades do governo já estão tratando da operação com o Banco Central.
A medida prevê que o Caixa Tem se torne uma subsidiária independente, com mais produtos. Em setembro, a Caixa já havia sinalizado que pretendia expandir as operações do Caixa Tem para incluir funcionalidades como a oferta de microcrédito, seguros e cartões.
O auxílio emergencial tem sido pago exclusivamente pela Caixa desde abril. Com duração até dezembro, ele implicará em um gasto total para a União de R$ 321,8 bilhões. “Nós digitalizamos 64 milhões de pessoas. Quanto vale um banco com 64 milhões de pessoas? Pessoas de baixa renda, bancarizadas pela primeiríssima vez, então elas vão ser leais pelos restos de suas vidas”, disse Guedes na Milken Institute Global Conference.
Com o aplicativo Caixa Tem, os mais de 91,6 milhões usuários cadastrados podem movimentar valores e realizar compras em lojas por meio de um cartão de débito virtual e QR Code, além da possibilidade de pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos na plataforma. De acordo com o banco, este é o “maior movimento de inclusão social, digital e financeira do Brasil”.
O aplicativo também permite pagamento do saque emergencial do FGTS e do chamado BEM, benefício dentro do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.
PODCAST STARTUP LIFE
Tudo Sobre Inovação Aberta [com Leo Ferreira (Faber-Castell) e Danilo Picucci]





