Governo lança consulta pública para analisar uso de dispositivos digitais por crianças

Os dados serão utilizados para um guia de orientação para uso de telas por crianças e adolescentes

Governo lança consulta pública para analisar uso de dispositivos digitais por crianças Governo lança consulta pública para analisar uso de dispositivos digitais por crianças

O Governo Federal disponibilizou uma consulta pública por meio da plataforma Participa + Brasil para a elaboração de guia com orientações para uso de telas de dispositivos digitais por crianças e adolescentes. Os dados coletados na consulta aberta para a sociedade serão utilizados para compor o guia, que deve ser desenvolvido por um grupo de especialistas ao longo do próximo ano. 

O objetivo é que o material forneça recursos e aponte estratégias para promover o uso consciente de dispositivos digitais  por crianças e adolescentes, de modo que aponte maneiras de seus responsáveis supervisioná-los, sem excluir sua autonomia e decisão. A consulta ficará disponível por 45 dias. O Governo espera receber contribuições não só de pais, mães e responsáveis, mas também de órgãos públicos, iniciativas privadas e organizações da sociedade civil. 

Em 2022, o TIC Kids Online, Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostrou que 92% da população entre 9 e 17 anos utilizavam internet e dispositivos digitais. É importante analisar que as novas gerações são as primeiras que cresceram integralmente em um mundo digital, ou seja, ainda não há levantamentos precisos sobre os efeitos de longo prazo de uma infância e adolescência com intenso uso de telas, todavia há indícios de que é prejudicial. 

A iniciativa é conjunta da Secretaria de Políticas Digitais da Secom/PR e dos ministérios da Saúde, da Educação, da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com representantes da academia e de organizações da sociedade civil envolvidas com o tema.

Fonte: Agência Brasil. Foto: Divulgação.