Fórum Econômico Mundial aponta as 10 economias mais inovadoras do mundo

O Brasil aparece na 40ª posição

Fórum Econômico Mundial aponta as 10 economias mais inovadoras do mundo Fórum Econômico Mundial aponta as 10 economias mais inovadoras do mundo

A edição deste ano do Relatório Mundial de Competitividade, lançado pelo Fórum Econômico Mundial, apontou as economias mais inovadoras do mundo. A Alemanha ocupa pelo segundo ano consecutivo a primeira colocação no critério inovação, seguido por Estados Unidos e Suíça. O Brasil está em 40º lugar.

Além dos três primeiros colocados, completam o TOP 10 de países mais inovadores:  Taiwan, Suécia, Coreia do Sul, Japão, Reino Unido, França, Países Baixos.

O ranking analizou 141 países. Além da inovação, o levantamento também avaliou mais 11 pilares de competitividade: força das instituições, infraestrutura, adoção de tecnologia de comunicação e informação (ICT), estabilidade macroeconômica, saúde, competências, mercado de produtos, mercado de trabalho, sistema financeiro, tamanho do mercado, dinamismo nos negócios e capacidade de inovação.

No geral, o Brasil apareceu em 71 lugar, subindo uma posição em relação ao ano anterior. O país teve “tamanho do mercado” (10º maior) e “capacidade de inovação” (40º) como os melhores pilares. “Sistema financeiro” (55º) também teve desempenho acima da média. Porém, em o desempenho pior foi em “estabilidade macroeconômica” (115º) e “mercado de produtos” (124º).

Entre países do G20, o Brasil teve a pior colocação, ficando três posições atrás da Índia, penúltima do bloco. Em comparação com países latino-americanos, o país terminou em oitavo. O Chile liderou a região (32º), seguido de México (48º) e Uruguai (54º).

Embora não apareça entre os 10 mais inovadoras, Cingapura terminou com a primeira colocação geral.

Fonte: Revista Época Negócios. Foto: Divulgação.