Fintechs de crédito são ‘sucesso absoluto’, diz diretor do Banco Central

Existem mais de 20 pedidos para autorização de sociedades de crédito direto no Departamento de Organização do Sistema Financeiro da autarquia

Fintechs de crédito são ‘sucesso absoluto’, diz diretor do Banco Central Fintechs de crédito são ‘sucesso absoluto’, diz diretor do Banco Central

Para o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central (Bacen), João Manoel Pinho de Mello, que as fintechs são “sucesso absoluto”. Segundo o executivo, há mais de 20 pedidos para autorização de sociedades de crédito direto (SCD) no Departamento de Organização do Sistema Financeiro do BC. As declarações foram feitas em palestra no seminário “Fintechs e Blockchain: Oportunidades para os Mercados Financeiros”, na Fundação Getúlio Vargas (FVG), no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 11.

Já foram concedidas licenças a dez SCD e quatro Sociedades de Crédito Entre Pessoas (SEP). “Se você olhar ao redor do mundo, a concessão de licenças bancárias, isso é algo quase inédito, num período tão curto de tempo”, afirmou Mello. 

As modalidades de sociedades foram disciplinadas pela Resolução 4656/18, que trata da realização de operações de empréstimo e de financiamento entre pessoas por meio de plataforma eletrônica e estabelece os requisitos e os procedimentos para autorização para funcionamento, transferência de controle societário, reorganização societária e cancelamento da autorização dessas instituições.

Mello também disse que a utilização de outros indexadores, além da Taxa Referencial (TR), em contratos de financiamento imobiliário no mercado brasileiro é importante para viabilizar a securitização. 

Fonte: Estadão Conteúdo. Foto: Divulgação.