Fintechs apostam em um cenário de financiamento promissor

Fintechs apostam em um cenário de financiamento promissor Fintechs apostam em um cenário de financiamento promissor

Com um ambiente regulatório em construção no Brasil, pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as fintechs nacionais demonstram otimismo com as condições de financiamento. Para o cofundador da Nexoos, Daniel Gomes, o “ecossistema tem funding, tem investidor olhando e os reguladores estão apoiando as fintechs“. A fintech conecta investidores a empresas em busca de crédito.

O executivo deu a declaração durante o Fintech Conference, que acontece nesta quarta-feira, dia 22, em São Paulo. No mesmo evento, o vice-presidente do Innovation Fund, do conglomerado japonês Softbank, Fernando Fujiwara, afirmou que entre 60% e 70% dos US$ 5 bilhões do fundo dedicado à América Latina devem ser direcionados ao Brasil.

Regulamentação – O destaque na regulamentação é a implementação do “open banking”, que deverá abranger as instituições financeiras, as instituições de pagamento e as demais instituições que receberam autorização do Bacen para operar. Outra novidade do Banco Central que está animando as fintechs é o “pagamento instantâneo”.

Já a CVM está mais atenta ao funding para as startups do mercado financeiro, que necessitam da captação de fundos para disponibilizar crédito aos seus usuários. De acordo com o levantamento publicado pelo jornal Valor Econômico, o Brasil registou um crescimento elevado de fintechs nos últimos anos. Em 2015, o país possuía 83 empresas. Esse número subiu para 403, no ano passado.

A maior parte das fintechs está relacionada aos setores de pagamentos, gestão financeira e de crédito.

Fonte: Valor Econômico. Foto: Divulgação.