Femtech ressignifica a menstruação através de produtos altamente tecnológicos

Pioneira no Brasil, a empresa inova em peças funcionais que resolvem problemas reais, atendendo diferentes ciclos de saúde feminina

Femtech ressignifica a menstruação através de produtos altamente tecnológicos Femtech ressignifica a menstruação através de produtos altamente tecnológicos

Nos últimos anos, diversas tecnologias surgiram com a capacidade de mudar a vida em sociedade, como carros autônomos e assistentes virtuais. Na contramão, produtos desenvolvidos para mulheres que menstruam são pouco vistos no mercado, que ainda carece de soluções que correspondam às necessidades específicas do público feminino. De acordo com o Relatório Livre Para Menstruar, de 2021, hoje, cerca de 30% do Brasil menstrua, o que equivale a 60 milhões de mulheres e meninas.

Para suprir esta coluna, com a sensibilidade de atender as demandas de todas estas milhares de mulheres que menstruam, surgiu a Herself, uma das pioneiras na criação da primeira calcinha reutilizável para o ciclo menstrual e na co-criação do biquíni menstrual com tecnologia própria para performance na água. Para vencer qualquer tabus sobre menstruação, a femtech rompe com as velhas narrativas sobre este assunto, unindo produtos tecnológicos à educação, escalando assim o impacto social. Sua sustentabilidade financeira acompanha o ativismo, gerando transformação social, ao passo que está alinhada ao quinto objetivo de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fundada por Raíssa Assmann Kist, vencedora do reality show da Netflix Ideias à Venda na categoria moda, a empresa tem planos de investir em branding e na expansão do e-commerce, principal canal de venda para a marca: “A Herself se orgulha em dizer que é um negócio de impacto com tecnologia única para calcinhas e biquínis menstruais com produção 100% nacional, onde são brasileiras que criam inovação para trazer mais liberdade e conforto para outras mulheres durante o período menstrual. Sua atuação direta na produção e distribuição de produtos tecnológicos e inovadores, pensados para resolver problemas reais, já impactaram mais de 300 mil pessoas”.

Não à toa, a Herself é certificada como uma empresa B, ou seja, é reconhecida por trabalhar não só em prol de fins lucrativos, mas de impacto social positivo: “Buscamos levar a dignidade menstrual por meio de produtos tecnológicos, além de promover educação e ações que causam impacto verdadeiro na vida das pessoas”, comenta a fundadora, Raíssa Assmann Kist.

Investimentos – Em 2022, a Herself recebeu um aporte de rodada pré-seed do Sororitê, que já intermediou aportes financeiros que ultrapassam a casa de 3 milhões de reais para mais de dez startups fundadas ou lideradas por mulheres, com o objetivo de reconhecimento da marca e vendas. A femtech tem uma proposta de valor validade para a solução de um problema real que afeta cerca de 60 milhões de mulheres que menstruam em nosso país.

Foto: Divulgação.