O Facebook vai investir US$ 5,7 bilhões para assumir uma participação de pouco menos de 10% na unidade digital do grupo indiano Reliance Industries. A ideia é lançar serviços para mercearias e pequenos comerciantes na Índia, por meio do alcance do WhatsApp no país.
A negociação envolve a Jio Platforms e marca a maior aquisição do Facebook desde a compra do WhatsApp por 22 bilhões de dólares em 2014. A JioMart, que leva lojas físicas para o mundo online, vai trabalhar em conjunto com o WhatsApp, que tem 400 milhões de usuários na Índia, para conectar pequenos comerciantes e seus clientes, disseram as empresas.
Com o acordo, o objetivo é que o WhatsApp e a JioMart conectem 30 milhões de pequenas kiranas (mercearias) por meio de transações digitais com cada cliente que possuem em seus bairros. O presidente-executivo da Reliance é Mukesh Ambani, um dos homem mais ricos da Ásia.
O setor de mercados da Índia é altamente competitivo, com bandeiras como Pantry, da Amazon; Flipkart, do Walmart; e BigBasket, apoiado pela chinesa Alibaba. Porém, segundo a Reliance, os pequenos mercados indianos estão ainda pulverizados e desorganizados em termos de atividade via comércio eletrônico.
O acordo envolveu a aquisição de 9,99% da Jio Platforms pelo Facebook, e deu à empresa um valor de mercado de cerca US$ 66 bilhões, segundo a Reliance.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.