Um levantamento feito pela empresa de medição de performance de marketing digital AppsFlyer, entre 2017 e 2019, mostrou que o número de downloads de aplicativos de serviços financeiros cresceu 4,5 vezes, diante da multiplicação de fintechs, bancos digitais e dos serviços dos próprios grandes bancos de varejo. O estudo inclui aplicativos de pagamentos, investimentos, gestão financeira, transferência de recursos e seguros, entre outros.
O Brasil chegou à marca de 800 milhões de aplicativos financeiros baixados nos últimos três anos. O país responde por 8,5% de todas as instalações aplicativos, mais do que o dobro da taxa global.
Uma das explicações para o crescimento geométrico é a popularização dos bancos digitais. Uma das características que mais atrai a população é a isenção de tarifas e juros mais baixos para empréstimos.
De acordo com o estudo, quatro em cada dez dos downloads de aplicativos financeiros executados foram fruto de anúncios em redes sociais que já tinham um link para baixar o aplicativo.
O levantamento ainda faz um alerta: três de cada quatro dos aplicativos financeiros instalados no Brasil têm taxa de fraude de instalação superior a 30%.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.





