Nesta terça-feira, dia 13, a empresa europeia d e blockchain The Bitfury Group anunciou o lançamento de uma divisão de inteligência artificial (AI). Recentemente a empresa foi avaliada em mais de US$ 1 bilhão.
A nova unidade vai operar ao lado dos serviços de blockchain existentes da companhia e permanecer como parte da Bitfury. A empresa é uma das poucas empresas do setor no mundo com uma avaliação de pelo menos US$ 1 bilhão. Na lista estão nomes como Coinbase, uma bolsa de criptomoedas baseada nos Estados Unidos, e Bitmain da China, a maior empresa de mineração de moedas digitais do mundo.
Para o presidente-executivo e co-fundador da Bitfury, Valery Vavilov, a necessidade de analisar e extrair valor de toneladas de dados disponíveis levou a empresa a entrar na área de inteligência artificial, ramo da ciência da computação que enfatiza a criação de máquinas inteligentes que atuam e se comportar como seres humanos. “Os dados estão se tornando o próximo petróleo”, disse Vavilov. “Coletamos tantos dados, mas apenas 2% de todos esses dados foram analisados; 98% estão ociosos e esperando para serem analisados.”
Segundo Vavilov o segmento de IA da Bitfury ainda está em “modo de pesquisa”. Ele terá mais clareza sobre a gama de produtos de IA que a empresa pretende oferecer até o final do ano ou início de 2020.
Fonte: Reuters. Foto: Divulgação.