Nesta quinta-feira, dia 19, é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminno. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 214 para valorizar a mulher empreendedora, além de ressaltar seu impacto na economia.
O Brasil é o 7º país com o maior número de mulheres empreendedoras, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM). São mais de 24 milhões de mulheres com seu próprio negócio e gerando mais empregos, renda e economia.
De acordo com IBGE, as mulheres representam mais de 50% da população brasileira. Mas, as proporções de gênero param por aí, pois dados como empregabilidade, mercado de trabalho e salários demonstraram baixos índices para as mulheres.
Com a pandemia de covid-19, as mulheres também enfrentam mais desafios. Pesquisa da Rede Mulher Empreendedora (RME) aponta que 20% das mulheres admitiram que a dificuldade de gerir o tempo gasto com o trabalho e com a família se agravou na pandemia, contra 11% dos homens.
Ecossistema
Em 2019, o percentual de empresas com pelo menos uma mulher em cargo de liderança atingiu 93%, segundo a International Business Report (IBR) – Women in Business 2019, pesquisa desenvolvida pela Grant Thornton. Mas, quando analisados cargos de alto nível, o percentual de mulheres no topo é de apenas 15%.
Esse cenário se reflete também no ecossistema brasileiro sistema de startups. O índice de mulheres em cargos de CEO e diretoras executivas é de apenas 16%, de acordo com dados mapeados pelo Startupbase – da Associação Brasileira de Startups.
Desafios
Entre os desafios enfrentados por empreendedoras estão o reconhecimento, a valorização e a ascensão. Embora, o discurso de muitos líderes de negócios esteja mudando e premissa da diversidade de gênero melhora os resultados das empresas tenha se tornado cada vez mais verdadeira, a prática de muitos negócios não acompanha a tendência.
Outros problemas que as mulheres que possuem seu próprio negócio lidam estão relacionados à discriminação, sobrecarga de tarefas e até mesmo juros mais altos nos bancos.
A insegurança é mais um desafio das empreendedoras brasileiras, mesmo sendo mais escolarizadas do que os homens. É o que aponta a pesquisa “Empreendedorismo no Brasil: um recorte de gênero”, publicada também pela Rede Mulher Empreendedora.
Segundo o levantamento, 35% das mulheres acreditam que seu negócio vai dar certo, enquanto o índice é de 50% entre homens. A pesquisa, ainda, mostra que as empreendedoras precisam desenvolver habilidades como autoconfiança e liderança, além de mais preparo para tratar de questões financeiras e planejar a gestão.
Perfil feminino
Algumas habilidades são mais destacadas nas mulheres e ajudam a compor o perfil empreendedor feminino. Dentre essas características estão, atenção aos detalhes, cuidado com as pessoas, capacidade de gestão e de resolução de problemas e inteligência emocional.
Empreendedoras que inspiram
Em parceria com o time de mulheres do Silva | Lopes Advogados, listamos seis empreendedoras brasileiras que inspiram e empoderam outras mulheres. Confira:
Ana Fontes – Empreendedora Social, Ana Fontes foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019. Ana também é delegada líder do Brasil no W20, grupo de engajamento do G20, e fundadora da RME – Rede Mulher Empreendedora, do Instituto RME , além de conselheira do Instituto AVON e co-fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo.
Bá Minuzzi – A primeira mulher latina a criar um fundo de capital de risco no Vale do Silício, a Bá Minuzzi está lidera a Babel Ventures e líder de vários fundos de investimentos.
Camila Farani – Maior player do segmento de investimento-anjo no Brasil, Camila também é integrante do programa Shark Tank Brasil. A empreendedora é, ainda, colunista na Gazeta do Povo e O Estados de S. Paulo.
Cristina Junqueira – Cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira é uma das empreendedoras mais influentes no Brasil.
Leila Velez – Presidente e sócia fundadora da empresa Beleza Natural, Leila Velez alcançou o sucesso nos negócios, ao lado Zica Assis, oferecendo serviços para mulheres com cabelos crespos, ondulados e cacheados.
Zica Assis – Também sócia fundadora da Beleza Natural, Zica coordena cerca de 50 salões de beleza, que contam com 4 mil colaboradores.
PODCAST
Vida de CEO [com Omar Ajame (TEx) e Fellipe Couto (Vulpi)]