Benefícios sempre foram importantes para as empresas atraírem e reterem novos talentos, e engana-se quem pensa que se restringem aos tradicionais VT e VR. Após a pandemia de Covid-19, as vantagens oferecidas para os funcionários têm se tornado cada vez mais diversificadas, e ainda mais relevantes para que a corporação torne-se cobiçada pelos profissionais.
Pesquisa recente da Flash, worktech de gestão de benefícios, em parceria com a Offerwise, indica que 53% dos colaboradores preferem melhores benefícios a maiores salários. O levantamento também reforçou a importância de os benefícios serem flexíveis. Para 74% dos colaboradores essa modalidade é a mais importante, ficando à frente dos modelos tradicionais de benefício, pois os profissionais de hoje buscam facilidades que se conectem de forma relevante à sua real necessidade. O estudo ouviu 500 trabalhadores de empresas de diversos portes e segmentos.
Dentro da ideia de diversificar os benefícios, uma das tendências em Recursos Humanos hoje é disponibilizar e-bikes para os colaboradores se deslocarem até o trabalho, ou até mesmo internamente, quando as instalações da empresa são grandes. “O uso de bicicletas possuem muitas vantagens, tanto para a empresa quanto para os colaboradores, e vêm chamando a atenção como possibilidade de benefício viável e vantajoso”, comenta Gabriel Arcon, CEO da E-Moving.
Com o intuito de promover uma melhor qualidade de vida e economia de tempo para a locomoção dos funcionários, os grandes grupos têm se mobilizado para viabilizar esse tipo de benefício. Pensando nisso, Arcon listou motivos para as corporações passarem a oferecer e-bikes para serem utilizadas pelos seus times:
Atração de Talentos – É importante ter benefícios atrativos para a retenção dos talentos das empresas, e oferecer bikes elétricas pode ser um diferencial para quem está contratando.
“Com a volta aos escritórios presenciais, os benefícios têm que chamar muito a atenção para que haja profissionais interessados nas vagas abertas, e para que os candidatos percebam, desde o início, que a empresa sempre busca as melhores alternativas disponíveis, pensando no bem estar do colaborador”, resume Arcon.
Saúde Mental – Estudo recente da Hannover Medical School, respeitada escola de Medicina alemã, apontou que os participantes que andaram de bicicleta elétrica passaram 43,2% dos dias com a saúde mental mais estável do que os que não praticaram nenhuma atividade física associada durante o período da pesquisa, de cerca de 1 mês.
Para o CEO da E-Moving, a bicicleta elétrica pode ajudar em fatores tanto físicos como emocionais. “Além do bem estar físico, a bike elétrica pode auxiliar no emocional, pois o estresse e a ansiedade diminuem com o exercício. O colaborador pode usar a bike para ir ao trabalho ou usar em seu tempo de lazer para melhorar o equilíbrio emocional, e geralmente chega mais tranquilo e disposto ao local de trabalho do que se enfrentasse horas no congestionamento ou transporte público”.
Responsabilidade sustentável – Além de todas as vantagens em relação a atrair talentos, promover saúde mental e mais qualidade de vida, outro ponto positivo de “abraçar” as e-bikes é a empresa se engajar com a responsabilidade sustentável e as práticas de ESG.
“Hoje, uma boa agenda ESG não é mais opção, é obrigação de todas as empresas, pois os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigentes, e cobram isso dos grandes grupos. É cada vez mais comum ver pessoas que só compram produtos ou se associam a marcas que estão em dia com sua responsabilidade social. Ao oferecer e-bikes para os colaboradores, a empresa estará ajudando a diminuir a emissão de carbono na atmosfera, além de construir reputação positiva”, resume Arcon.Economia para o colaborador – Outra grande vantagem é disponibilizar aos colaboradores uma opção de modal de transporte limpo, que proporcionará também economizar nos valores gastos nos trajetos. “Os desafios para o deslocamento urbanos são cada vez maiores, com o motorista enfrentando trânsito intenso e os transportes públicos sempre lotados em horários de pico. A e-bike permite economizar em passagens de transporte público, gasolina, além do desgaste do veículo, estacionamento”, explica Arcon.De acordo com o executivo da E-Moving, incentivar o uso da bicicleta elétrica ajuda ainda a “diminuir a quantidade de carros circulando pelas ruas das cidades, além de também contribuir para amenizar a superlotação nos transportes públicos”.
Foto: Divulgação.





