Em um esforço para enfrentar a Baidu no segmento de buscas na internet, a ByteDance – dona do TikTok e a startup mais valiosa do mundo, segundo a consultoria CB Insights – investiu em uma plataforma chinesa parecida com a Wikipedia.
Segundo website do governo chinês que publica informações de registros corporativos, uma unidade da ByteDance agora detém 22% do capital registrado da Baike.com.
Criada em 2005 por Pan Haidong, a Baike – cujo o nome significa enciclopédia em chinês – é a segunda maior plataforma de referência do país.
Com os chineses utilizando a internet nos celulares, a ByteDance está tirando mais receita de publicidade da Baidu. A companhia busca atrair usuários para o seu ecossistema de aplicativos, que incluem compilação de notícias e vídeo curtos.
A ByteDance também bate de frente com o principal negócio da Baidu: seu mecanismo de busca, com o lançamento do Toutiao Search. A ferramenta, que já mostra conteúdo da Baike.com, começou como uma função dentro do popular aplicativo de notícias da ByteDance de mesmo nome.
A Baidu também possui sua própria versão da Wikipedia, chamada Baidu Baike, a líder do mercado. A Wikipedia está bloqueada em todos os idiomas na China.
Fonte: Bloomberg. Foto: Divulgação.





